top of page
fundo escuro maior.png

Com a proposta de suscitar debates sobre temas vitais e urgentes para o planeta, o EcoCine - Festival de Cinema Ambiental realiza sua primeira edição, na cidade histórica de Laguna, no Sul de Santa Catarina, entre os dias 7 e 11 de outubro. Ao longo de cinco dias, serão exibidos 12 filmes, entre obras de animação, ficção e documentário, em uma programação inteiramente gratuita que contará também com rodas de conversa, oficinas e minicursos, totalizando mais de 30 atividades.

passaro bicudo claro.png

A mostra de filmes exibirá obras selecionadas pela equipe de curadoria do EcoCine, levando em conta a presença de temas como mudanças climáticas, lixo, mobilidade urbana, desmatamento, soberania alimentar, povos originários, consumo, água, poluição, vida selvagem e sustentabilidade. 

coruja clara.png

O evento terá ainda a presença de nomes como o do diretor, produtor e roteirista Walter Caira, do produtor e gestor cultural Doty Luz e do músico, escritor e roteirista Demétrio Panarotto. Eles estarão em Laguna para abordar os temas “Criação Audiovisual”, “Roteiro de audiovisual” e “Cinema e Educação”. Outra presença confirmada é a da diretora catarinense Sandra Alves, que fará palestra na noite de abertura do festival.

coruja clara.png

As atividades do EcoCine - Festival de Cinema Ambiental vão ocorrer em pelo menos cinco diferentes espaços espalhados pela cidade de Laguna. A mostra de filmes não terá caráter competitivo, e haverá sessões inclusivas para PCDs com filmes com legendagem, audiodescrição e língua brasileira de sinais - LIBRAS.

coruja clara.png

De acordo com a produtora cultural e atriz Graciela Simoni, idealizadora e produtora executiva do EcoCine, a iniciativa visa democratizar o acesso à cultura, exibindo filmes gratuitamente e levando conteúdo atualizado e de qualidade sobre produções audiovisuais que abordem questões socioambientais em suas diversas nuances.

“A nossa intenção é promover um debate amplo, dialogando com a sociedade sobre temas vitais e urgentes para o planeta através da exibição dos filmes e da realização de rodas de conversa, palestras e minicursos, com o intuito de gerar uma reflexão sobre o papel de cada um na busca de soluções e alternativas para um mundo mais sustentável”, comenta.

peixe claro.png
bottom of page